Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

sábado, fevereiro 18, 2006

Dialectos

O Porto é o sítio onde formei opinião sobre as coisas da vida. Espaço das minhas aventuras e desventuras, do meu percurso pessoal e social...enfim, a cidade à qual me rendo sem retorno.

Mas nunca fui bairrista ao ponto de não reconhecer que Lisboa, é ainda, a única cidade portuguesa com padrões minimamente europeus quando se fala de "desenvolvimento urbanístico e cultural".

Há, no entanto, aquele "bairrismo" comum a certas pessoas que distorce, de alguma forma, o conceito que utilizei há pouco. Refiro-me ao bairrismo da língua, aquele que faz com que nos olhem (a nós, cá do Norte) desconfiados (aqueles, lá do Sul), quando ouvem a palavra estrugido.

Mais agonizante, aquele riso "superior" de quem, condescendentemente, até nos deixa falar, proferir este tipo de "anormalidades" e pedir um pingo (café com pingo de leite), em vez, do "correcto" garoto.

Sem me alongar sobre mais uma série de preconceitos indescritíveis que "alguns" têm sobre "outros", vou centro ao da questão.
Meus amigos (do Sul e do Norte), o que se passa aqui é "mera" riqueza de vocabulário a Norte (ou falta dele a Sul). Só isso. Se consigo compreender que o refogado de uns é o estrugido de outros, sinto que, pelo menos, o meu leque linguístico é um pouco mais vasto. E o que nos enriquece mentalmente, alarga o horizonte e permite sermos melhores no mundo que nos coube.

Por outro lado, não será assim tão "primário" ingerir tripas à nossa moda, se por lá, os caracóis são pitéu imperdível! Por mim, dispenso todos os moluscos que passeiam no meu terraço durante a noite e sujam os vidros das janelas.

Finalmente acabo por aqui...saboreando um delicioso magnório (a), enquanto retiro o casaco da cruzeta (b) e me dirijo à Arrábida (c) com a minha Canon. Vou encher uma parede vazia com os traços fortes da minha Invicta (d).



Dicionário rápido lisbonense:
(a) nêspera (não consta em dicionários mais abreviados)
(b) cabide
(c) ponte sobre o rio Douro
(d) Porto (a Cidade, não o vinho)