Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

quarta-feira, novembro 08, 2006

Porto Em Mim












Tomo o pequeno-almoço em Serralves, de olhos fixos entre uma didáctica pincelada contemporânea e uma árvore do jardim da Casa.
O verde relaxa e eu morro por um café (de saco, como é habitual)! Abro o livro e leio a primeira frase que é sempre mais comprida do que as seguintes. Desta vez, um romance que sai favorecido pelo ambiente conjuntural em que me encontro. O sol bate devagar nos meus ombros e já nem me lembro do nevoeiro que se torna marginal… confinando-se à própria margem ao longe.
Decido parar por volta do meio-dia e volto às profundezas da cidade.
Quero almoçar na ribeira de Gaia nos intervalos da focagem e disparos dulcíficos, enquanto os miúdos ainda se servem do tabuleiro de baixo para o mergulho da fama.
Mais tarde, o passeio prolonga-se pela rua das Flores que, decididamente, é uma jóia da coroa ignorada. Chego à Fnac ofegante, mas vitoriosa. Livros em cima dos meus joelhos e a tarde por minha conta.
A última imagem retida na máquina é um crepúsculo esfumaçado em frente ao Pontão.
À noite, o mar chega à esplanada de vidro e à conversa da mesa.
E eu ainda sinto a cabeça a latejar de satisfação lúdica.